sábado, 5 de setembro de 2015

Como tudo começou....

Sou formada em Pedagogia e fiz Pós-Graduação  em Alfabetização e Letramento.
Atuei durante 25 anos como professora de Educação Infantil (Escola Particular) e 19 anos, concomitantemente, no  Fundamental I nas séries iniciais (Rede Estadual/SP)

Nos últimos 5 anos minha vida tem sido um turbilhão de mudanças. Após aprovação em concurso na Prefeitura Municipal de Santos  exonerei-me do Estado, pedi demissão do particular e decidi experimentar novos caminhos. Ingressei como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, onde exerci também as funções de professora no Atendimento Domiciliar e Mediadora de Inclusão na EJA.

Este ano, assumi o cargo de Professora Orientadora de  Informática Educativa. Apesar de sempre utilizar tecnologias  digitais em minhas aulas, participar de vários cursos em EAD, pesquisar e ler muito, algumas perguntas ainda me inquietavam sobre a minha prática na Educação do  século XXI:
  • Como minhas aulas de Informática  poderiam facilitar no alcance dos objetivos desta nova educação?
  • Como tornar minhas aulas atrativas e produtivas auxiliando meus alunos e meus colegas de trabalho?
  • Como posso contribuir na formação dos meus alunos, atendendo às diferenças, dificuldades e estimulando o protagonismo nas situações de aprendizagem?
  • Como definir  objetivos claros de aprendizagem?
  • Como avaliar efetivamente o progresso dos meus alunos ?

Para encontrar  respostas aos meus questionamentos resolvi buscar ajuda em:

Algumas descobertas:
  • Otimização dos espaços visando a aprendizagem;
  • Valorização das melhores práticas educativas, potencializando-as com as novas tecnologias;
  • Aproximação com os alunos utilizando novas linguagens (tecnologias);
  • Personalização e humanização do ensino;
  • Avaliação em tempo real;
  • Estimulação das potencialidades dos alunos;
  • Trabalho coletivo com toda equipe escolar e alunos;
  • Trabalho com projetos inter e transdisciplinares;
  • Contextualização do ensino para uma sociedade em constantes mudanças

Agora é o momento de enxergar possibilidades imensas de mudança que se abrem a nossa frente. Vale a pena mudar, aprender de verdade, ajudar a quem está começando ou com mais dificuldades. Só assim construiremos um país melhor, como é o desejo profundo da grande maioria das pessoas. (MORAN, 2014)

MORAN, José. Mudanças necessárias na educação, hoje. Texto revisto e ampliado de Ensino e Aprendizagem Inovadores com apoio de tecnologias, in Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, Campinas: Papirus, 21ª Ed. 2014; p. 21-29.. Disponível em: 

                                 <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudanças.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2015.

2 comentários:

  1. Olá Rúbia, que linda a sua trajetória profissional. Parabéns por mais essa conquista. Super abraço, Dênia Falcão

    ResponderExcluir
  2. Rúbia, parabéns pelo blog e pela dedicação em transformar-se, sempre!

    ResponderExcluir